Constantes indagações vagam em minha mente frenéticas provavelmente por falta de auto entendimento. Esse texto é uma resposta para estas.
Em primeiro lugar vem a dúvida. Em um momento eu tinha milhares de idéias futuras e essas sustentaram por muito tempo uma sensação de segurança e autoconfiança. Idéias sobre a vida, felicidade, simplicidade, trabalho, dinheiro entre outras opções que temos que enfrentar, o que não é algo ruim, mas nem sempre sabemos de que forma. Num segundo momento, todas aquelas idéias que me pareciam tão certas passam a soar de uma forma estranha, como se não fossem a resposta para o próximo passo. A emoção destra trilha provavelmente seja essa. Você escolhe o caminho de acordo com cada passo.

Por que chamo esse pequeno monólogo interior de cartilha de sobrevivência de um melancólico contra si mesmo?
Eu já passei pela fase de conhecer qual meu temperamento predominante e aprendi que quando um fator afeta um melancólico causando uma insatisfação, você será seu pior inimigo com suas milhares de dúvidas e seu emocional em disfunção . Sei que apesar de já ter mudado muito e me moldado incrivelmente ao decorrer de cada ano, mês e dia, ele está sempre presente, medindo minhas atitudes, alertando minhas idéias, me fazendo pensar antes de proceder por qualquer motivo. As vezes ele vem atrapalhar. Faz pensar demais, evita alguns erros que eu deveria cometer para méritos de aprendizagem. Mesmo assim ele é um companheiro fiel e insaparável e apesar de cometer seus erros, sempre pensa no melhor pra mim.
Pois bem, essa tal melancolia que me faz botar em cheque a veracidade da realidade que já era confirmada e a torna incoerente com os meus planos futuros. Acredito que só esse temperamento possa afetar dessa forma. Um fleumático com sua infinita persistencia não teria nem tempo de pensar um "talvez possa dar errado". Muito menos um colérico que atropelaria as ponderações excessivas e partiria para o objetivo traçado com rapidez ou ainda um sanguíneo com seu estado de espírito positivista inabalável.
É essa extrema dependência da parte emocional o que faz com que um melancólico se torne tão suscetível ao estado de espírito. Insatisfação com certeza é um veneno para os portadores deste temperamento. Seja no trabalho, no estudo, na família, na sensação de paralisia ou na impressão denão crescimento pessoal, ou seja, em qualquer detalhe da vida. Reconhecer que esta insatisfação é o fator que inicia uma cadeia de reações negativas sensoriais na sua avaliação pessoal é sinônimo de evolução. Conhecimento de si próprio. Cortar o mal pela raiz é o segundo impulso necessário. Acabe com a insatisfação inicial e as outras decairão como se fosse apenas parte de um grande complô da sua consciência duvidosa para com a verdade que já estava implícita nos fatos.
Mantenha estático todos os planos que você já acreditou e não acredita mais. Após seu estado de espírito estar recuperado não tem o que te segure mais.
Para resumir, é tudo tão fácil como parece desde que atitudes sejam tomadas. Dessa forma recuperamos o velho princípio de que só depende de nós. Grande abraço a todos.
Um comentário:
GIU,,,,ME DIGA O Q VC ESTÁ ESPERANDO PARA ESCREVER UM LIVRO HEIN???
EU VOU SER A PRIMEIRA A COMPRAR!!!
BJUSSS
Postar um comentário